Dicas de Decoração


Dica de evento

Fonte: Casa Claudia on line

FEIRAS E EVENTOS

08/04/2011

Brazil Patchwork Show chega à 5ª edição, em São Paulo

Evento reúne as principais tendências do artesanato e explora o trabalho com tecidos

Por Mariana Morais
 
A 5ª edição do Brazil Patchwork Show, que acontece entre os dias 05 e 08 de abril, traz as novidades do mundo do patch e do quilt, ao Centro de Eventos de São Luís, em São Paulo. Entre os expositores deste ano, marcas como Casa Belém, Bello Quilt e Entre Amigas, que apresentam suas novidades e tendências.

Os visitantes poderão conferir tecidos variados, máquinas de costura específicas para patchwork e peças prontas, que estarão à venda. Além disso, o evento conta com a exposição “Tecidos: Impressões e Expressões”. Confira na galeria abaixo um pouco do trabalho de patchwork. Mais informações no
site do Brazil Patchwork Show.
5ª Brazil Patchwork Show
Quando:
de 05 a 08 de abril de 2011
Onde: Centro de Eventos de São Luís
Rua Luís Coelho, 323 – São Paulo – SP
Horário: das 13h às 20h
Ingresso: R$10
________________________________________________________________________________
 
Esta pesquisa pe uma contribuição do grande amigo Roberto Barros.

Novembro de 2010
Miçanga
Uma miçanga (português brasileiro) ou missanga (português             europeu) é um pequeno objeto decorativo dotado de um furo            central por onde é atado a um fio ou a uma corrente.


U m  p o u c o  d e  H i s t ó r i a
___________________________________________________________________________________________________


            Arte Indígena com Materiais Industrializados
Após o contato com os homens brancos, os indígenas passaram a ter acesso a alguns materiais industrializados, que acabaram por incorporar em seus adornos. Em urnas funerárias indígenas do século XVII, desenterradas no norte do Pará, foram encontradas miçangas de vidro produzidas na Tchecoslováquia. Um caso curioso se deu entre os índios Wai Wai: quando os primeiros homens brancos alcançaram no fim da década de 40 as aldeias deste povo, na fronteira entre Brasil e Guiana, as mulheres já usavam saias feitas de miçangas industrializadas, que os índios trocavam com quilombolas do Suriname. Os colares de miçangas de várias voltas, usados pelas índias do Alto Xingu são reconhecidos como "colares de homem branco". Exceto os colares de miçangas azul-escuras, chamados de "colares de índios". É que os índios do Alto Xingu, antes do contato com os não-índios, já trocavam miçangas desta cor com os índios Juruna, que as conseguiam dos não-índios.

                Ilha de Moçambique
Nas praias apetecidas da ilha de Moçambique, uma prática se tornou corrente de há algum tempo a esta parte. Mulheres e crianças passam os areais a pente fino, com o olhar aguçado das águias, à procura de missangas, cacos e contas de vidro que o mar arrasta desde o fundo dos mares e arrasta para a costa. A área, zona maldita para os navegadores renascentistas, serviu de cemitério a incontáveis naus de carreira oriundas das Índias e de outros extremos orientais, carregadas do travo da canela e do açafrão, das sedas e das porcelanas da China, das lacas nipônicas e de um sem fim de outros resgates e tesouros. As crianças da ilha de Moçambique pescam missangas e contas na rebentação das vagas, criam com elas, enfeitam-se, vendem-nas. Cinco séculos passaram, o mundo enfrenta processos mais conscientes de globalização, a canela abunda nos escaparates dos supermercados, a porcelana nos lares de classe média e as missangas, ao que parece continuam a cativar, com simplicidade, o gosto de muitos por esse mundo fora. E, no entanto, muito pouco se sabe sobre a gênese, o propósito, o custo e o destino dos pequenos adereços. Seriam, no alvor da saga de quinhentos, objetos de luxo ou as jóias dos pobres? Extravagâncias ou adornos apetecidos?

                O símbolo do olho popular
Durante séculos, a crença na proteção de olho mal tem sido uma parte importante de muitas culturas. Qual é a história em torno do símbolo do olho popular?  Ao longo da história, houve uma convicção generalizada de que realizou o contato visual com um vizinho invejoso, ou malévola força de Deus pode causar danos às pessoas e seus bens, ou os afligirem com emoções negativas como a inveja e o ódio.

Acredita-se geralmente que ninguém, rico ou pobre, está a salvo do olhar irado do mal. Para contrariar esta situação, as civilizações antigas criaram-grânulo símbolos do olho e talismãs poderosos para vestir para proteção. O olho do grânulo trabalha sob a filosofia do "olho por olho", cancelando a negatividade e do mal-olhando com um olho sempre talão olhando de volta, transformando o mal afastado.  Grânulos dos olhos pode trazer paz de espírito, afastar o mal, expulsar a má sorte e trazer boa sorte ao seu portador. Mais recentemente, seu significado foi expandido para incluir o cultivo de pensamentos positivos e de felicidade, também.

                Olho Beads
Há muitas variações diferentes de contas de mau-olhado. No Tibete e na Mesopotâmia, o misterioso gravado olho gema esferas de ágata são referidos como DZI (Zee pronunciado) miçangas. No Egito antigo, não é o olho de Horus conhecido como o udjat (pronuncia-se ut-papo).

O olho Ágata contas da Ásia Ocidental e do Oriente Médio se assemelham a olhos suaves de cabras e camelos. Em partes da África e no Sudão, a pérola shell Cowie é acreditado para representar o olho humano e é avaliada como proteção contra o mal. A Índia produz a fabulosa ornamentado-como Minikari contas paisley. Do outro lado do mundo, as tribos indígenas do noroeste do Pacífico da Costa criou um estilo marcante de um olho como símbolo oval, que é comumente encontrada em suas obras.  Como o vidro tornou-se prontamente disponíveis, tem sido usado para fazer proteção, contas olho de vidro. Blue marroquinos, turcos e contas olho grego ainda são vistos em dias de hoje pelo Mediterrâneo Oriental casas no oriente Médio

                Dzi tibetano Beads
Cada variação dos padrões de olho nas contas Dzi tem um significado específico. Nove olhos juntos ajudar o portador a evitar calamidades e acidentes, garantir a segurança da vida humana e trazer bênçãos e riqueza. Os dois olhos talão DZI promovem um casamento protegido da harmonia e da melhora da sabedoria. Os padrões mais comuns nas contas Dzi são os olhos, com nove olhos estes são os mais desejados.  Flawless DZI variedades de contas antigas, chamado de "puro" contas Dzi, são extremamente raros, extremamente caros e avidamente procurados pelos museus e colecionadores DZI talão. reproduções modernas de gravado DZI esferas de ágata, conhecidas como contas Dzi Chung , são uma ótima maneira de obter o parecer de estilo DZI olho contas tradicionais por uma fração do custo.

                Olho Ágata Beads
O Oriente Médio e Ásia contas dos olhos de ágata são feitos de ônix listrado, sardônica e ágata unida que é cortado e polido para produzir um olho sem piscar de excelente qualidade. Esses olhos grânulos de gemstone ágata foram encontrados em túmulos antigos da realeza sumérios indicando que eles foram usados para a proteção em vida após a morte.  Olho esferas de ágata estratificada ainda são amplamente utilizados para enfeitar tudo para se proteger do mal errante. Na antiga tradição do Oriente Médio, um talão de olho ágata seriam trocadas no final de um negócio entre as partes para dar sorte e próspero negócio. Esta tradição ainda é praticada no fim do dia moderno transações comerciais no Oriente Médio

                Minikari, espelhos e conchas
Componentes Minikari, espelhos e conchas são extremamente populares no Leste da Índia jóias e roupas para desviar a inveja - olhos o mal. A "volta o espelhamento" do mau-olhado em jóias multicoloridas roupas ornamentadas e coberto de espelhos reflete o mal olhar de volta para o remetente. Conchas, encontradas nas águas costeiras dos oceanos Índico e Pacífico, são consideradas como um amuleto de proteção pelas mulheres do Rajastão das tribos Banjara. Ao mesmo tempo, o escudo cowrie foi tão valioso para os povos de África que era ainda usado como moeda. Conchas, como espelhos, também são costuradas em roupas e jóias para proteção.

Componentes Minikari são outro estilo distinto originários da Índia do século 16. Feita usando prata formada sobre a cera, eles são conhecidos por detalhes requintados e beleza paisley-como ornamentado. Os componentes são coloridos com cores Meena esmaltado em vermelho, verde, preto, amarelo e azul. Eles são usados para fazer jóias para os pés, mãos, orelhas, pescoço, cintura e cara para proteger ações e pensamentos.  Os mais populares componentes Minikari formas usadas em jóias mau-olhado são amêndoas, rodadas, paisleys e corações com cores vivas e alegres. Às vezes, o componente Minikari terá um ponto vermelho sobre um fundo azul ou anéis concêntricos com um ponto central simbolizando um belo olho capaz de afugentar o mal.

                Olho de Vidro
Olho esferas de vidro turco, o olho mais comum do grânulo usado para repelir a inveja e outros pensamentos negativos, é conhecido pelo nome próprio Nazar boncuk. Contas olho de vidro são geralmente de cor azul e turquesa porque blues cobalto são pensados para ser a cores mais defensivo contra o mal. Não só os olhos azuis vibrantes da Turquia e dos países vizinhos a proteger o utente de doentes, mas eles estão sendo usados para incentivar o pensamento positivo - de uma forma protegendo-o de sua própria negatividade!  Esta é talvez a principal razão pela qual olho turco esferas de vidro são tão populares em todo o mundo. É comum ver as contas dos olhos azuis em tudo, desde bebês, cavalos, janelas, carros e telefones celulares portas. Há ainda versões de grandes olhos azuis pintados em aviões a jato turco Apesar de bonita, contas de olhos azuis são vistas somente em jóias, eles também são vistos emparelhado com a mão de Hamsa, também conhecida como a mão de Fátima e Miriam. A mão Hamsa é uma mão com dois dedos e três dedos apontando para baixo. Com o olho de vidro azul de cobalto, contas feitas marcantes azul, vermelho vivo, amarelo limão ou de vidro branco puro com pontos centro preto amarrado em cordão vermelho, os maus pensamentos são pensados para evaporar rapidamente antes de seu olhar decidido.

                Glass Beads Horned
Algumas das técnicas mais complexas de vidro contas já criadas foram feitas durante a época dos Reinos Combatentes da China, 481-221 aC Os grânulos pesados havia detalhado maravilhosamente camadas de pontos de vidro em formas geométricas para criar olhos salientes esferas de vidro acidentado. Esferas de vidro Horned eram populares para colocar em objetos usados em uma base diária. Eles eram freqüentemente escondidos dentro das dobras da roupa e da cama, amarrado e bules pendurados nos galhos das árvores do pomar de frutas.  A variedade antiga de olho conta de vidros irregulares são escassas e quase impossível de encontrar. Você pode ter uma versão moderna do olho de vidro irregulares contas feitas no mesmo estilo com cores vivas e alegres

                Olhos oval
Do outro lado do globo, o símbolo do olho é usado de uma forma notável. É ricamente incorporados ao índio arte tradicional na forma de intrincadas esculturas em madeira e coloridas pinturas em totens, máscaras, cobertores e chapéus.  Algumas tribos do noroeste do Pacífico, como a Haida e Tlingit, aperfeiçoaram a arte que é singularmente reconhecível em todo o mundo. Olhando para a forma de olhos ovóides de uma dessas criaturas tribais do noroeste do Pacífico é como olhar profundamente a alma da própria natureza. O significado por trás desses olhos é alcançar a harmonia e uma conexão mais estreita com a natureza, e para trazer boa sorte e proteção contra o mal e fazer mal.

                Coral e Tigereye Contas Vermelhas
De 1830 a 1920, as crianças européias na América do Norte usavam como jóias, chocalhos e mordedores feitos com coima contas de coral vermelho, porque foi acreditado para afastar o mal e promover a boa saúde. A maioria das crianças durante os dias pioneiro na América do Norte (1835-1850) tinha um colar de fita-única de contas de coral vermelho delicado para mantê-los a salvo da devastação das doenças da infância. Mulheres usavam jóias parures inteira de coral vermelho. A jóia mais comum de proteção para as mães grávidas e de enfermagem era um ramo de coral vermelho usado como um pingente solitário. O uso da jóia de gemstone tigereye era, e ainda é popular, para proteger o seu usuário de infortúnio. Por causa da qualidade rutilante de contas tigereye, acredita-se que os grânulos de gemstone tigereye capaz de detectar o mal de todas as direções ao mesmo tempo.

            Os "Olhos" Have It
A fascinante história dos grânulos de olho nos lembra que contas de vidro e pedras preciosas sempre foram mais que adorno. O significado e as crenças em torno dos olhos contas demonstram a profunda e pensativa idéias da humanidade. As histórias e significados das contas dos olhos são maravilhosos para compartilhar com amigos, familiares e clientes. Por mais de cinco mil anos, o olho esferas do mundo chegaram ao longo do tempo para criar no ser humano a reação unânime de proteger e preservar a vida.
_______________________________________________________________________________

Por admirar bastante o trabalho da Stela Vecchi compartilho seu estudo de cores, segundo o Feng Shui, para para os leitores do Cortina de Miçanga. 

Dicas de Feng Shui: o Feng Shui e as cores
A natureza nos brinda com cores exuberantes e variadas.
Os sábios amam a profusão de cores, por isso vivem contentes.
Área muito importante do Feng Shui, conhecer como somos influenciados por
elas e como escolhermos as melhores cores é fundamental para aumentar nossa disposição e bem-estar. Interpretar as sensações e sentimentos que as cores nos enviam podem ser esclarecedores e nos auxiliar na criação do padrão energético que desejamos e aumentar a vitalidade dos ambientes, favorecendo a nossa também.
v Cores claras expandem, cores escuras concentram.v Cores brilhantes trazem vida e animação.v Os tons alteram a significação: podem intensificar ou suavizar.
As cores e seus símbolos:
Branco - é uma cor pura, anterior à divisão dos raios de luz coloridos. É, da mesma forma, uma combinação de todas as cores.
Na decoração de interiores, evita-se paredes todas brancas porque sugerem a neutralidade de sentimentos, não transmitindo sensação de acolhimento. Pode causar irritação, impaciência e até dificultar a concentração.
É indicada como realce, moldura ou frisos, em combinação com outras cores.
O Branco no Ocidente corresponde à pureza. Na China está associado ao inverno (frio, morte), portanto uma cor frágil. Independente dessa significação, o branco é uma cor neutra.
Vermelho -
O vermelho domina todas as cores. Conota felicidade, calor do fogo, força e fama.É uma fonte de energia, um estimulante e uma forma de expulsar o mau ch’i. É a cor das pessoas sociáveis, gentis. Aumenta o calor da pele, a temperatura do corpo e estimula a atividade sexual.
Cor do fogo e do sangue estimula as idéias. Deve ser usada com cuidado, já que o excesso dessa cor pode trazer alteração de comportamento: evite fachadas toda em vermelho.
Associada ao Sol Nascente, trazendo energia pura e luz, é uma cor muito auspiciosa. O vermelho é associado também a poder.
Púrpura (vermelho profundo, ameixa) - A cor púrpura é a união do violeta com o vermelho, o que a torna uma cor extravagante.
Cor da prosperidade, ela tem conotação de solenidade, pompa e cerimônia, estando presente nas vestes dos bispos.
Está associado à alta nobreza, ao indivíduo poderoso, rico e afortunado.
Amarelo ou dourado representa poder. É a cor da felicidade, da sabedoria e da imaginação. Traz criatividade, alegria. Possui um sentido de paciência, tolerância. Está associada ao centro do baguá e ao elemento terra. Clareia ambientes que são pouco banhados pela luz solar. Tem ação estimulante, podendo ser usada também para destacar paredes.
Associa-se o amarelo a pessoa intelectual.
É uma cor que gera otimismo.
Verde - Simboliza a esperança, a renovação e a paz. Está associado à cura, sendo inclusive a cor da esmeralda – pedra que representa a medicina.
Em plantas e na vegetação, o verde indica a saúde da terra.
Azul - Apesar de ser uma cor preferida por quase todos, deve ser usada com parcimônia por ser fria. É uma cor em que se pode mergulhar em paz, sentir-se tranqüilo, suave, terno. É a cor do céu.
Casa em tons de azul transmite frieza.
Tons de azul escuro conferem autoridade.
O azul royal também é cor de poder.
Evita-se o azul nas fachadas porque é considerada uma cor vulnerável.
Turquesa - Mistura de verde e azul, é muito atraente. Geralmente é escolhida por pessoas com alto grau de respeito por si mesmas. A pedra turquesa confere proteção, embora quem usa turquesa no vestuário pode atrair a inveja.
Representa os anos verdes da juventude.
Preto e cores escuras - Cor do mistério pode ser a escolhida por pessoas que escondem seus reais sentimentos. Representa também concentração e sabedoria, protegendo quem a usa. Usada em excesso denota falta de esperança e depressão.
Acumula todas as cores, sem exteriorizá-las. Dependendo das outras circunstâncias, se quem a usa consegue expressar suas emoções e sentimentos, se torna energizante, podendo inclusive aumentar sua energia sexual.
Cinza - É a cor do compromisso, o equilíbrio entre o branco e preto, uma busca de compostura e de paz sem a perda de qualquer fonte interior de energia. Dependendo do tom, pode ser uma cor que estimula as amizades, transmitindo confiança.
O cinza, como o marrom, é uma ótima cor de base, podendo ser avivada com cores fortes e brilhantes.
É uma cor ambígua, quando associada a dias nublados conota frustração e desesperança.
Marrom - Evoca estabilidade, segurança. Pode ser elegante, sóbrio.
Excelente cor de base, se usada com acessórios coloridos, pois pode agir como um estabilizador, um fio-terra que manterá você com os pés no chão.
Abusar da cor marrom tanto nas roupas como na decoração pode significar ser obstinadamente trabalhador, monótono e inerte.
Tente combinações que alegrem o marrom.
Violeta - Cor purificadora, transmutadora. Estimulante dos mais altos ideais humanos.
Caramelo - Representa o novo, novas possibilidades.
Laranja - Cor muito favorável conota felicidade. O Laranja é a cor da juventude, da força, da confiança. Estimula cores frias e sua cor complementar é o azul.
É dessas cores que todos podem usar um pouco, dá um toque revigorante a qualquer sistema monótono. Sua cor complementar é o azul.
Os monges hindus vestem essa cor. Está associada aos livres pensadores, aqueles que não se preocupam com as convenções sociais.
Rosa - É a cor da intuição, do amor, sugerindo romance, sentimentos suaves.
Tem uma conotação de calor e acolhimento.
Usada com muita freqüência pode nos tornar vulneráveis.
Pêssego ou salmão - Por ser a cor da pele, pode nos induzir à sensualidade sem compromisso, à leviandade. Por isso recomenda-se evitá-la em quarto de casal ou de pessoas que desejem estabilidade amorosa.
Cores para espaços coletivos devem ser vivas e vibrantes, sem cansar.
• A variedade é o tempero da vida: cores bem distribuídas transmitem alegria e dinamismo.
• Evite o branco em grandes proporções. A predominância dessa cor não atrai as pessoas.
Importante: as cores sugeridas devem levar em consideração os tons e a harmonia do ambiente, além do gosto pessoal de quem usa o local. Exceção quando for uma indicação terapêutica, quando com diplomacia explicamos a necessidade da cor por um período. Ex: adolescente insegura (o) deve evitar o rosa nas paredes do quarto.
Stela Vecchi
(compartilhado do site: Feng Shui Lógico: http://www.fengshuilogico.com/)

Arquivo do blog